VAMOS COMPARAR DAVI E ARCA - ISABEL E MARIA?
Depois que Moisés morreu, Josué conduziu os israelitas através do Rio Jordão para a Terra Prometida. Josué estabeleceu a Arca da Aliança, em Siló, onde permaneceu por mais 200 anos. Um dia, os israelitas estavam perdendo uma batalha com os filisteus, para que arrebatou a Arca e correu para a linha de fren. Os filisteus capturaram a Arca, mas causou-lhes problemas tão grandes que eles a mandaram de volta para Israel. (1 Samuel 5, 1-12).
Davi saiu para recuperar a Arca (2 Samuel 6, 1-2). Depois de um homem chamado Uzá foi morto, foi quando ele tocou a Arca, então, Davi estava com medo e disse:
"Como pode a Arca do Senhor vir a mim?" (2 Samuel 6, 9).
Ele [Davi] deixou a ARCA NA REGIÃO MONTANHOSA DA JUDÁ DURAMENTE TRÊS MESES. Também nos é dito que Davi DANÇOU E PULOU NA FRENTE DA ARCA E TODOS GRITAVAM DE ALEGRIA. A CASA DE OBED-EDOM, QUE TINHA ABRIGADO A ARCA, FOI ABENÇOADA E DEPOIS DAVI LEVOU A ARCA PARA JERUSALÉM. (2 Samuel 6, 9-14).
Agora, meus irmãos e irmãs, vamos relacionar isto com A VISITA DE NOSSA SENHORA À SANTA ISABEL, conforme se encontra em (Lucas 1, 39-45).
"NAQUELE DIAS, MARIA SE LEVANTOU E FOI ÁS PRESSAS ÀS MONTANHAS, A UMA CIDADE DE JUDÁ. ENTROU EM CASA DE ZACARIAS E SAUDOU ISABEL. ORA, APENAS ISABEL OUVIU A SAUDAÇÃO DE MARIA, A CRIANÇA ESTREMECEU NO SEU SEIO: E ISABEL FICOU CHEIA DO ESPÍRITO SANTO. E EXCLAMOU EM ALTA VOZ: BENDITA ÉS TU ENTRE AS MULHERES E BENDITO É O FRUTO DO TEU VENTRE. DONDE ME VEM ESTA HORA DE VIR A MIM A MÃE DE MEU SENHOR? Pois assim que avós de tua saudação chegou aos meus ouvidos, A CRIANÇA ESTREMECEU DE ALEGRIA NO MEU SEIO. Bem-aventurada és tu que Creste, pois se hão de cumprir as coisas que da parte do Senhor te foram ditas!"
Primeira semelhança:
Maria e a Arca foram, ambos, para a região montanhosa da Judá.
Segunda semelhança:
No Antigo Testamento, o rei Davi dançou de júbilo porque ele estava no presença da Arca, que continha a Palavra de Deus - " Quando a Arca do Senhor entrava na cidade de Davi, Mical, a filha de Saul, estava olhando pela janela. E vendo ao rei Davi, que ia saltando e dançando diante do Senhor, o desprezou no seu coração." (2 Samuel 6, 16).
No Novo Testamento o profeta João Batista saltou de júbilo no ventre de sua mãe, Isabel. Ele fez isto quando ouviu a voz de Maria, que estava grávida de Jesus, o qual também é chamado de Palavra (=Verbo) de Deus - "Ao ouvir Isabel a saudação de Maria, a criancinha saltou no seu ventre, e Isabel foi cheia do Espírito Santo." (Lucas 1, 41).
Obs: Vemos que quando Davi se aproximou da Arca, ele gritou, dançou e pulou na frente da Arca.
Sabemos que ele estava usando um efod (2 Samuel 6, 14) as roupas de um sacerdote. E vemos que, quando Maria, a Arca da Nova Aliança, aproximou-se de Isabel, João Batista, que era da linhagem sacerdotal da Aarão, pulou no ventre de sua Mãe. Ambos pularam e dançaram na presença da Arca.
Terceira semelhança:
No antigo Testamento, quando a Arca da Aliança foi trazida perante o rei Davi, ele disse: "Como pode a Arca do Senhor vir a mim?" (2 Samuel 6, 9).
No Novo Testamento, quando Maria foi visitar sua parente Isabel, que estava grávida de João Batista - "De onde me provém que me venha visitar a mãe do meu Senhor?" (Lucas 1, 43). Lucas está nos dizendo algo que leva nossas mentes de volta ao Antigo Testamento, mostrando-nos um paralelo.
Quarta semelhança:
No Antigo Testamento, os israelitas encheram-se de grande júbilo porque estavam muito próximos da Arca que continha a Palavra de Deus - "Assim Davi e toda a casa de Israel subiam, trazendo a Arca do Senhor soltando gritos de alegria ao som de trombetas." (2 Samuel 6, 15).
Novo Testamento: mostra como Isabel e João Batista se encheram de júbilo por estarem na presença de Maria, que carregava a Palavra de Deus - "Exclamou ela [Isabel] em alta voz: Bendita és tu entre as mulheres, e bendito o fruto do teu ventre. Ao chegar-me aos ouvidos a voz da tua saudação a criancinha saltou de alegria no meu ventre." (Lucas 1, 42-44).
Obs: Quando a Arca do Antigo do Testamento chegou, como quando Maria chegou, ambos foram recebidos com gritos de alegria. A palavra para o grito de saudação de Isabel é uma palavra rara no grego, usada para cerimônias litúrgicas no Antigo Testamento que foram centradas em torno da Arca (no caso, Maria, que é chamada de Bendita entre as mulheres) e da Adoração (que é chamado de Bendito fruto do ventre de Maria). Essa palavra traria luz a qualquer judeu conhecedor.
Quinta semelhança:
A Arca da Antiga Aliança permaneceu na casa de Obed-Edom, durante três meses (2 Samuel 6, 11), e Maria permaneceu na casa de Isabel durante três meses.
"Ficou a Arca do Senhor três meses na casa de Obed-Edom de Get [...]." (2 Samuel 6, 11).
"Ficou Maria com Isabel durante três meses [...]" (Lucas 1, 56).
Sexta semelhança:
No Antigo Testamento, o local e a família que abrigou a Arca da Aliança por três meses foram abençoados.'No Novo Testamento, isto também aconteceu, pois por intermédio de Maria, Deus visitou a casa de Isabel (Lucas 1, 68), e com certeza, a casa e a família de Isabel foram abençoadas.
"Ficou a Arca do Senhor três meses na casa de Obede-Edom de Get, e o Senhor abençoou-o com toda a sua família." (2 Samuel 6, 11).
"Bendito seja o Senhor, Deus de Israel, porque visitou o seu povo." (Lucas 1, 68).
Sétima semelhança:
No Antigo Testamento, a Arca retorna à sua casa e termina em Jerusalém, onde a presença e a glória de Deus é revelada no templo. (2 Samuel 6, 12) (1 Reis 8, 9-11). Maria volta para casas e eventualmente acaba em Jerusalém, onde ela apresenta Deus encarnado no templo. (Lucas 1, 56; 2, 21-22).