Páginas

terça-feira

O QUE A ARCA TINHA VS O QUE MARIA TINHA




O QUE A ARCA TINHA VS O QUE MARIA TINHA

MARIA SANTÍSSIMA, A ARCA DA NOVA ALIANÇA


Parece claro que Lucas usou tipologia de revelar algo sobre o lugar de Maria no história da salvação. Na Arca da Antiga Aliança, Deus veio ao seu povo, com uma presença espiritual, mas em Maria, a Arca da Nova Aliança, Deus vem habitar com o seu povo, não apenas espiritualmente, mas fisicamente, no ventre de uma judia especialmente preparado menina.

O Velho Testamento nos diz que um item foi colocado dentro da Arca da Antiga Aliança, enquanto no deserto do Sinai: Deus disse a Moisés para colocar as tábuas de pedra com os Dez Mandamentos dentro da arca. (Deuteronômio 10, 3-5). (Hebreus 9, 4): nos informa que dois itens adicionais foram colocadas na Arca: "uma urna de ouro que continha o maná, e a vara de Arão que floresceu." Observe os paralelos surpreendentes: Na arca era a lei de Deus inscrita em pedra; no ventre de Maria era a Palavra de Deus em carne. Na arca estava a urna de maná, o pão do céu que manteve o povo de Deus vivo no deserto, no ventre de Maria é o Pão da Vida que desceu do céu que dá vida eterna. Na arca era a vara de Arão, a prova do verdadeiro sacerdócio; no ventre de Maria é o verdadeiro sacerdote. Ou seja, vemos que Maria carregou a realização de todos esses tipos em seu corpo e entregou ao Mundo o seu único filho, pois Maria foi responsável por tudo o que Jesus viria a ser.





domingo

ORAÇÃO APÓS A COMUNHÃO





ORAÇÃO APÓS A COMUNHÃO


Alma de Cristo, santificai-me, Corpo de Cristo, salvai-me, sangue de Cristo lavai-me, paixão de Cristo, confortai-me, o Bom Jesus, ouvi-me, dentro de vossas chagas escondei-me, não permitais que eu me separe de Vós, do espírito maligno defendei-me, na hora da morte chamai-me, e mandai-me ir para Vós, para que com os Vossos santos Vós louve, por todos os séculos dos séculos. Amém!



quarta-feira

VAMOS COMPARAR DAVI E ARCA - ISABEL E MARIA?




VAMOS COMPARAR DAVI E ARCA - ISABEL E MARIA?


Depois que Moisés morreu, Josué conduziu os israelitas através do Rio Jordão para a Terra Prometida. Josué estabeleceu a Arca da Aliança, em Siló, onde permaneceu por mais 200 anos. Um dia, os israelitas estavam perdendo uma batalha com os filisteus, para que arrebatou a Arca e correu para a linha de fren. Os filisteus capturaram a Arca, mas causou-lhes problemas tão grandes que eles a mandaram de volta para Israel. (1 Samuel 5, 1-12).

Davi saiu para recuperar a Arca (2 Samuel 6, 1-2). Depois de um homem chamado Uzá foi morto, foi quando ele tocou a Arca, então, Davi estava com medo e disse:

"Como pode a Arca do Senhor vir a mim?" (2 Samuel 6, 9).


Ele [Davi] deixou a ARCA NA REGIÃO MONTANHOSA DA JUDÁ DURAMENTE TRÊS MESES. Também nos é dito que Davi DANÇOU E PULOU NA FRENTE DA ARCA E TODOS GRITAVAM DE ALEGRIA. A CASA DE OBED-EDOM, QUE TINHA ABRIGADO A ARCA, FOI ABENÇOADA E DEPOIS DAVI LEVOU A ARCA PARA JERUSALÉM. (2 Samuel 6, 9-14).

Agora, meus irmãos e irmãs, vamos relacionar isto com A VISITA DE NOSSA SENHORA À SANTA ISABEL, conforme se encontra em (Lucas 1, 39-45).

"NAQUELE DIAS, MARIA SE LEVANTOU E FOI ÁS PRESSAS ÀS MONTANHAS, A UMA CIDADE DE JUDÁ. ENTROU EM CASA DE ZACARIAS E SAUDOU ISABEL. ORA, APENAS ISABEL OUVIU A SAUDAÇÃO DE MARIA, A CRIANÇA ESTREMECEU NO SEU SEIO: E ISABEL FICOU CHEIA DO ESPÍRITO SANTO. E EXCLAMOU EM ALTA VOZ: BENDITA ÉS TU ENTRE AS MULHERES E BENDITO É O FRUTO DO TEU VENTRE. DONDE ME VEM ESTA HORA DE VIR A MIM A MÃE DE MEU SENHOR? Pois assim que avós de tua saudação chegou aos meus ouvidos, A CRIANÇA ESTREMECEU DE ALEGRIA NO MEU SEIO. Bem-aventurada és tu que Creste, pois se hão de cumprir as coisas que da parte do Senhor te foram ditas!"

Primeira semelhança:

Maria e a Arca foram, ambos, para a região montanhosa da Judá.

Segunda semelhança:


No Antigo Testamento, o rei Davi dançou de júbilo porque ele estava no presença da Arca, que continha a Palavra de Deus - " Quando a Arca do Senhor entrava na cidade de Davi, Mical, a filha de Saul, estava olhando pela janela. E vendo ao rei Davi, que ia saltando e dançando diante do Senhor, o desprezou no seu coração." (2 Samuel 6, 16).

No Novo Testamento o profeta João Batista saltou de júbilo no ventre de sua mãe, Isabel. Ele fez isto quando ouviu a voz de Maria, que estava grávida de Jesus, o qual também é chamado de Palavra (=Verbo) de Deus - "Ao ouvir Isabel a saudação de Maria, a criancinha saltou no seu ventre, e Isabel foi cheia do Espírito Santo." (Lucas 1, 41).

Obs: Vemos que quando Davi se aproximou da Arca, ele gritou, dançou e pulou na frente da Arca.


Sabemos que ele estava usando um efod (2 Samuel 6, 14) as roupas de um sacerdote. E vemos que, quando Maria, a Arca da Nova Aliança, aproximou-se de Isabel, João Batista, que era da linhagem sacerdotal da Aarão, pulou no ventre de sua Mãe. Ambos pularam e dançaram na presença da Arca.

Terceira semelhança:

No antigo Testamento, quando a Arca da Aliança foi trazida perante o rei Davi, ele disse: "Como pode a Arca do Senhor vir a mim?" (2 Samuel 6, 9).

No Novo Testamento, quando Maria foi visitar sua parente Isabel, que estava grávida de João Batista - "De onde me provém que me venha visitar a mãe do meu Senhor?" (Lucas 1, 43). Lucas está nos dizendo algo que leva nossas mentes de volta ao Antigo Testamento, mostrando-nos um paralelo.

Quarta semelhança:

No Antigo Testamento, os israelitas encheram-se de grande júbilo porque estavam muito próximos da Arca que continha a Palavra de Deus - "Assim Davi e toda a casa de Israel subiam, trazendo a Arca do Senhor soltando gritos de alegria ao som de trombetas." (2 Samuel 6, 15).

Novo Testamento: mostra como Isabel e João Batista se encheram de júbilo por estarem na presença de Maria, que carregava a Palavra de Deus - "Exclamou ela [Isabel] em alta voz: Bendita és tu entre as mulheres, e bendito o fruto do teu ventre. Ao chegar-me aos ouvidos a voz da tua saudação a criancinha saltou de alegria no meu ventre." (Lucas 1, 42-44).

Obs: Quando a Arca do Antigo do Testamento chegou, como quando Maria chegou, ambos foram recebidos com gritos de alegria. A palavra para o grito de saudação de Isabel é uma palavra rara no grego, usada para cerimônias litúrgicas no Antigo Testamento que foram centradas em torno da Arca (no caso, Maria, que é chamada de Bendita entre as mulheres) e da Adoração (que é chamado de Bendito fruto do ventre de Maria). Essa palavra traria luz a qualquer judeu conhecedor.

Quinta semelhança:

A Arca da Antiga Aliança permaneceu na casa de Obed-Edom, durante três meses (2 Samuel 6, 11), e Maria permaneceu na casa de Isabel durante três meses.

"Ficou a Arca do Senhor três meses na casa de Obed-Edom de Get [...]." (2 Samuel 6, 11).

"Ficou Maria com Isabel durante três meses [...]" (Lucas 1, 56).


Sexta semelhança:

No Antigo Testamento, o local e a família que abrigou a Arca da Aliança por três meses foram abençoados.'No Novo Testamento, isto também aconteceu, pois por intermédio de Maria, Deus visitou a casa de Isabel (Lucas 1, 68), e com certeza, a casa e a família de Isabel foram abençoadas.

"Ficou a Arca do Senhor três meses na casa de Obede-Edom de Get, e o Senhor abençoou-o com toda a sua família." (2 Samuel 6, 11).

"Bendito seja o Senhor, Deus de Israel, porque visitou o seu povo." (Lucas 1, 68).


Sétima semelhança:

No Antigo Testamento, a Arca retorna à sua casa e termina em Jerusalém, onde a presença e a glória de Deus é revelada no templo. (2 Samuel 6, 12) (1 Reis 8, 9-11). Maria volta para casas e eventualmente acaba em Jerusalém, onde ela apresenta Deus encarnado no templo. (Lucas 1, 56; 2, 21-22).






sábado

CONSAGRAÇÃO À NOSSA SENHORA



 CONSAGRAÇÃO À NOSSA SENHORA




CONSAGRAÇÃO À NOSSA SENHORA


O Senhora minha, ó Minha Mãe, eu me ofereço todo a vós, e, em prova de minha devoção para convosco, eu vos consagro neste dia : os meus olhos, os meus ouvidos, a minha boca, o meu coração e inteiramente todo o meu ser. E assim, como sou vosso, o incomparável Mãe, guardai-me, defendei-me com filho e propriedade vossa. Amém.







terça-feira

MARIA SANTÍSSIMA, A ARCA DA NOVA ALIANÇA




MARIA SANTÍSSIMA, A ARCA DA NOVA ALIANÇA

POR QUAL MOTIVO FOI FEITA A ARCA DA ALIANÇA?




Deus amou o seu povo e queria estar perto dele. Ele escolheu fazer-lo de uma forma muito especial. 

"A oração do povo de Deus floresce à sombra da Casa de Deus, da Arca da Aliança e do Templo, sob a direção dos pastores, principalmente do rei Davi, e dos profetas." (Cat, §2594).

Deus instruiu Moisés a construir uma tenda cercada por pesadas cortinas. (Êxodo 25, 27). Dentro do tabernáculo era para colocar uma Arca de madeira de acácia coberta de ouro por dentro e por fora. Dentro da Arca da Aliança foi colocado um jarro de ouro contendo o Maná, a vara de Arão que floresceu e as tábuas de pedra da Aliança. (Hebreus 9, 4).

A Glória de Deus na Arca da Aliança e em Maria

Quando a construção da Arca foi concluída, uma nuvem de glória do Senhor cobriu a tenda da congregação e a glória do Senhor encheu o tabernáculo. (Êxodo 40, 34-35) (Números 9, 18-22). O verbo para "cobrir" ou "ofuscar" é o metáfora de uma nuvem que são usadas nas Sagradas Escrituras para representar a presença e a Glória de Deus.

"A nuvem e a luz. Estes dois símbolos são inseparáveis nas manifestações do Espírito Santo Desde as teofanias do Antigo Testamento, a Nuvem, ora escura, ora luminosa, revela o Deus vivo e salvador, escondendo a transcendência de sua Glória: com Moisés sobre a montanha do Sinai, na Tenda de Reunião e durante a caminhada no deserto; com Salomão por ocasião da dedicação do Templo. Ora, estas figuras são cumpridas por Cristo no Santo Espírito Santo. É este que paira sobre a Virgem Maria e a cobre COM SUA SOMBRA, para que ela conceba e dê à luz Jesus. No monte da Transfiguração, é ele que SOBREVÊM NA  NUVEM QUE TOMA Jesus, Moisés e Elias, Pedro, Tiago e João DEBAIXO DE SUA SOMBRA, da Nuvem sai uma voz que diz: ESTE É MEU FILHO, O ELEITO, OUVI-O SEMPRE. (Lucas 9, 34-35). É finalmente essa Nuvem que SUBTRAI JESUS AOS OLHOS dos discípulos no dia da Ascensão e que o revelará Filho do Homem em sua glória no Dia de sua Vinda. A glória do Senhor OFUSCA a Arca e enche o tabernáculo." (Cat, §697).

É fácil perceber o paralelo entre o Espírito Santo ofuscando a Arca e do Espírito Santo ofuscando Maria, entre a Arca da Antiga Aliança como morada de Deus e Maria como a nova Morada de Deus.

Deus foi muito específico sobre todos os detalhes exatos da Arca. (Êxodo 25, 30). Era um lugar onde o próprio Deus habitaria. (Êxodo 25, 8). Deus queria que suas palavras escritas na pedra fosse alojada num recipiente perfeito coberto de ouro puro por dentro e por fora. Quanto mais Ele iria querer que sua Palavra (O VERBO,) Jesus, tivesse um lugar perfeito! Se o Filho unigênito viesse a fixar residência no útero de uma jovem humana, porque Ele não iria fazê-la perfeita, Santa e Pura? Teria Ele amado mais a Arca do que sua Mãe?

Por tanto, percebamos as semelhanças:
A Virgem Maria é o Santuário Vivo da Palavra de Deus, a Arca da Nova e Eterna Aliança e isso é comprovado quando São Lucas narra a Anunciação e a Visitação de Nossa Senhora.

A Anunciação do Anjo à Maria incorpora muito bem as imagens da tenda da congregação no Sinai e no Templo de Sião: Assim como a nuvem cobriu o povo de Deus em marcha no deserto. (Números 10, 34) (Deuteronômio 33, 12) (Salmos 91, 4) e assim como a mesma nuvem, como um sinal do mistério divino presente no meio de Israel, pairava sobre a Arca da Aliança (Êxodo 40, 35), então, agora a sombra do Altíssimo envolve e penetra o tabernáculo da Novo Aliança que é Maria. (Lucas 1, 35). Só uma observação que o termo usado tanto em (Êxodo 40, 34-35) em (Lucas 1, 35) é "espiskiasei", ensombrar.

Outro fato na Anunciação é que o Anjo Gabriel à chama de "CHEIA DE GRAÇA", ou seja, está dizendo que Ela é Santa e Imaculada, assim também como a Arca era - Pura, Santa, sem defeito (REVESTIDA DE OURO) e nenhum pecador podia tocá-la.










sexta-feira

ANJOS DE DEUS



 ANJOS DE DEUS


ANJOS DE DEUS

Anjos de Deus, que, por divina piedade, sois minha 
guarda e proteção, inspirai-me, defendei-me,
dirigi-me e governai-me. Amém!



segunda-feira

VENERAÇÃO DE IMAGENS



VENERAÇÃO DE IMAGENS



VENERAÇÃO DE IMAGENS



(1 Coríntios 1, 23)
"Mas nós pregamos Cristo crucificado, escândalo para os judeus e loucura para os pagãos."




VENERAÇÃO DE IMAGENS





VENERAÇÃO DE IMAGENS


A serpente de bronze




(Hebreus 9, 11): Porém, já veio Cristo, Sumo-sacerdote dos bens vindouros. E através de um tabernáculo mais excelente e mais perfeito, não construído por mãos humanas (isto é, não deste mundo).




VENERAÇÃO DE IMAGENS


 Arca da Nova Aliança







VENERAÇÃO DE IMAGENS

Arca da Atinga Aliança



VENERAÇÃO DE IMAGENS


ACUSAÇÃO: Os católicos praticam a idolatria, fazendo e adorando imagens, o que Deus proíbe na Bíblia, dizendo: Não farás para ti escultura alguma do que está em cima no céus, ou abaixo sobre a terra, ou nas águas, debaixo da terra." (Êxodo 20, 4).

RESPOSTA: O mesmo Deus, no mesmo livro do Êxodo, manda Moisés fazer dois querubins de ouro e colocá-los por cima da Arca da Aliança (Êxodo 25, 18-20). Manda-lhe, também, fazer uma serpente de bronze e colocá-la por cima duma haste, para  curar os mordidos pelas serpentes venenosas (Números 21, 8-9). Manda, ainda, a Salomão enfeitar o templo de Jerusalém com imagens de querubins, palmas, flores, bois e leões (1 Reis 6, 23-35 e 7, 29), etc.

Seria uma grave blasfêmia desses "protestantes" considerar DEUS como esclerosado, já que num lugar da Bíblia manda fazer imagens, esquecido que no outro lugar o teria proibido! Ora, os primeiros cristãos martirizados aos milhares porque se recusaram a adorar imagens de deus falsos, estudaram a Bíblia com mais atenção e respeito. Eles não tiravam esse trechos proibitivos de seu contexto e, comparando-os com outros, ficaram convencidos de que Deus proíbe apenas fazer imagens de deuses falsos, e adorá-los, - como o faziam os vizinhos pagãos, - mas Ele não proíbe fazer outras imagens.

Eis o verdadeiro sentindo desta proibição bíblica, no seu contexto: "Eu sou o senhor teu Deus, que te fez sai do Egito, da casa da servidão. Não terás outros deuses diante de minha face. Não farás para ti escultura alguma do que (daqueles falsos deuses, que na errada imaginação dos pagãos) está em cima dos céus, ou abaixo a terra, ou nas águas, debaixo da terra. Não te prostrarás diante deles e não lhes prestarás culto, (à imitação dos pagãos) (Êxodo 20, 2-5). Esta proibição, intencionada por Deus, repete-se em vários lugares da Bíblia, como por ex. "Não adores nenhum outro deus" (Êxodo 34, 14) ou "Não farás para ti deuses fundidos" (Êxodo 34, 17).







As catacumbas e os pais da Igreja

Uma seleção de imagens das catacumbas que nos ajudam entender como desde os apóstolos as imagens eram utilizadas:







VENERAÇÃO DE IMAGENS


Jesus, o Bom Pastor
Catacumba de Santa Domitila
(século III).








VENERAÇÃO DE IMAGENS



Jesus, o Bom Pastor
Catacumba de São Calisto
(século III).







VENERAÇÃO DE IMAGENS


A mais antiga imagem conhecida de Maria com o Menino Jesus.
Catacumba de Santa Priscila. Roma
(século II).







VENERAÇÃO DE IMAGENS


Catacumba de São Calisto
Pão e Peixe Eucarísticos
(século III).






VENERAÇÃO DE IMAGENS


Catacumba de Comodila 
Imagem de Cristo
(século IV).







VENERAÇÃO DE IMAGENS


Catacumba de Comodila
(século IV).








VENERAÇÃO DE IMAGENS


Catacumba de São Calisto
(século III).






VENERAÇÃO DE IMAGENS


Catacumba de Santa Priscila
(século II).



Por isso os primeiros cristãos pintaram nas catacumbas muitas imagens das cenas bíblicas do Antigo e Novo Testamento, e legaram, para a veneração dos séculos posteriores, as imagens de Cristo-Sofredor, na toalha de Verônica, e no sudário sepulcral, guardado em Turim, na Itália.





VENERAÇÃO DE IMAGENS


Via Sacra


Alguns santos dos primeiros séculos afirmavam que as imagens da Bíblia, da Via Sacra, de Jesus crucificado e dos santos são o único "livro" que também os pobres e analfabetos entendem e aproveitam. Isso vale, ainda hoje, para milhões de pessoas.






quinta-feira

DEUS DE BONDADE

 DEUS DE BONDADE


DEUS DE BONDADE

Deus de Bondade, Pai de Misericórdia, nós vos suplicamos pelo Coração Imaculado de Maria e pela intercessão dos Patriarcas e dos Santos Apóstolos, que nos ensineis a buscar amorosamente e a viver a aliança comum aos filhos de Israel, e a nós, a fim de que possamos chegar ao conhecimento pleno da salvação, nas Escrituras e em Jesus Cristo, até o dia em que tivermos a graça de fazermos parte da Redenção final. Amém.

Pai, perdoe-nos: R. Porque ainda não vos conhecemos plenamente.
Ó Maria concebida sem pecado: Rogai por nós que recorremos a Vós. (3 vezes)