Páginas

domingo

PECADO CONTINUADO ( I )






PECADO CONTINUADO




PECADO CONTINUADO

( I )


Devemos tomar muita atenção em mais alguns quesitos que tornam a recepção do sacramento inválida diante de Deus. Nestes casos, por desconhecer a verdade, o sacerdote pode até dar a absolvição aqui, mas isso não se confirma no Céu, porque existem precedentes invalidantes. A pessoa pode até tentar enganar o padre, mas não enganará a Deus.

Ou seja, trata-se de pecados resultantes de procedimentos, ou de pertenças, que mantém a pessoa vinculada a um pecado constante. Quer dizer que não adianta a pessoa pedir perdão de alguns dos seus pecados, se as situações em que ela vive a mantém sempre em falta grave. Nestes casos a confissão é sacrílega.




CONFISSÃO INVÁLIDA







CONFISSÃO INVÁLIDA



Lembre-se que uma confissão pode se inválida ou até mesmo sacrílega quando:


1. A pessoa omite um pecado mortal, seja por um exame de consciência feito de modo negligente, ou se isso acontece de forma intencional. Conta alguns pecados e oculta de propósito outros. Muitas almas já foram para o inferno por causa disso.

2.  A confissão se faz sem arrependimento e sem propósito sincero de emenda, pois estas são decisões que devem ser tomadas antes de confessar os pecados. Ela vai mais para se justificar, que para se declarar pecadora.

3.  Quando a pessoa confessar por modismo, para se parecer justa aos olhos dos homens, sem estar profundamente arrependida de sua falta, e sem prometer a Deus que vai lutar para emendar-se.

4.  Quando ela omite de propósito o número dos pecados mortais ou uma circunstância necessário. É preciso que a pessoa diga quantas vezes cometeu aquela falta grave.

5.  Quando já antes da absolvição, ela não tem vontade de cumprir a penitência. Tudo deve ser fielmente cumprido como manda a santa Madre Igreja.

6.  Quando a pessoa esconde do sacerdote o fato de viver amasiado, na situação que se chama de pecado continuado que impede a absolvição.

7.  Quando a pessoa simplesmente se nega a perdoar alguém, vivo ou falecido, não importa o que este lhe tenha feito. Se uma pessoa não dá o perdão também, e antes, de nada adianta ir ao confessionário, porque não receberá o perdão de Deus.

Jesus sempre nos diz: Quando você pode alguma coisa - alguma graça - para Deus, Ele te dirá: Como é que tens coragem de me pedir alguma coisa, se idéias aquela meu filhinho? Se não gostas daquele outro filhinho meu? Se não perdoas aquele outro meu filhinhos?...

Noutro dia uma pessoa me falou que sentia contínua vontade de confessar, e o padre já estava impaciente com ela. A certa altura ela me disse: Eu não consigo perdoar o meu sogro, que já faleceu! Então eu falei: Você sente vontade de confessar, porque está em pecado, pois todas as confissões que você tem feito ultimamente foram inválidas! Você não perdoa como quer receber o perdão! Então ela falou: Meu Deus, eu vou resolver isso já!


Disso devemos entender que absolvição não implica em automático ou compulsório perdão da falta, pois a pessoa deve cumprir todos os requisitos, para que o perdão ocorra na terra e no Céu. É preciso antes que o Sacramento seja ligado na terra, para que se confirme no Céu. E para liga no Céu, deve antes estar ligado aqui!












PECADO LEVE OU GRAVE? IV








PECADO LEVE OU GRAVE?

 ( IV )


De qualquer forma, sempre é bom manter a confissão em dia, de preferência mensal. Mesmo os pecados veniais devem ser confessados, porque o acúmulo deles na alma causa facilmente um entorpecimento, e se torna um trampolim para pecados graves.

De fato, um o acúmulo de pequenos defeitos, pode causar grande mal a uma alma. Por isso é também preciso que eles sejam confessados ao sacerdote, pois somente da confissão poderá lhe ser dada a justiça penitência que o confessor aplicará.

E que ninguém tente enganar a Deus, porque isso é falta gravíssima! Como também é falta grave, não procurar conhecer bem a Doutrina da Igreja quanto ao pecado, achando que assim se escapa da justiça divina.

Mais um alerta: Por favor, não atormentem a vida dos sacerdotes exigindo confissões diárias ou até semanais. Muitos padres perdem o amor pelo confessionário, exatamente pelos abusos de certas pessoas. Um coração realmente contrito sente quando de fato é hora de cair de joelhos diante do sacerdote. Este raramente comete pecados graves.






PECADO LEVE OU GRAVE? III






 PECADO LEVE OU GRAVE?



PECADO LEVE OU GRAVE?

( III )


E sobre este assunto do preceito dominical, é preciso saber que assistir Missa na TV não é válido para quem pode participar - tendo boa saúde - diretamente da Santa Missa aos Domingos e dias santificados. É preciso saber também que a Missa não perdoa pecados graves, apenas os leves. Caso haja contrição  verdadeira! 

Assim, quando se tem consciência plena de que algo ofende a Deus e aos irmãos, mesmos parecendo coisa insignificante, é sempre falta grave. Já o cair por fraqueza e sem ter consciência plena da gravidade da falta é pecado venial, ou leve Isso, no fundo mesmo somente Deus sabe avaliar com precisão. E Sua justiça perfeita não falha!