Páginas

domingo

DOMINGO O PRIMEIRO DIA DA SEMANA É O DIA DO SENHOR

 


DOMINGO O PRIMEIRO DIA DA SEMANA É O DIA DO SENHOR



REFUTAÇÃO NÃO EXISTE EM NENHUM  VERSÍCULO BÍBLICO  ORDEM DE SE GUARDAR O DIA DE SÁBADO NO NOVO TESTAMENTO:


Domingo é o dia do Senhor – Essa verdade de fé perpassa todos os séculos da Igreja, desde o inicio os apóstolos celebravam a Missa no primeiro dia da semana (dominus, dia do Senhor):


Em Apocalipse 1,10, São João utiliza a expressão “kyriake hemera” que significa “dia do Senhor”, que para as línguas latinas foi traduzida pelos antigos como “domingo”.

No primeiro dia da semana, estando nós reunidos para a fração do pão… (Atos 20, 7).


No primeiro dia da semana, cada um de vós ponha de lado o que conseguir poupar; deste modo, não se esperará a minha chegada para se fazerem as coletas. (1 Coríntios 16,2).


Na própria Bíblia constata-se que Jesus Cristo ressuscitou no Domingo:


Após o sábado, ao raiar do primeiro dia da semana, Maria Madalena e a outra Maria vieram ver o sepulcro. E eis que houve um grande terremoto: pois o Anjo do Senhor, descendo do céu e aproximando-se, removeu a pedra e sentou-se sobre ela. (Mateus 28,1-2).


De madrugada, no primeiro dia da semana, elas foram ao túmulo ao nascer do sol. […] Ora, tendo ressuscitado na madrugada do primeiro dia da semana, Ele apareceu primeiro a Maria Madalena, de quem havia expulsado sete demônios. (Marcos 16,2.9)

Naquele mesmo dia, Jesus apareceu aos discípulos de Emaús e aos onze apóstolos:

No primeiro dia da semana, muito cedo ainda, elas foram à tumba, levando os aromas que tinham preparado. […] Eis que dois deles viajavam nesse mesmo dia para um povoado chamado Emaús, a sessenta estádios de Jerusalém; e conversavam sobre todos esses acontecimentos. Ora, enquanto conversavam e discutiam entre si, o próprio Jesus aproximou-se e pôs-se a caminhar com eles; (Lucas 24, 1. 13-15).


…Entrou então para ficar com eles. E, uma vez à mesa com eles, tomou o pão, abençoou-o, depois partiu-o e distribuiu-o a eles. […] levantaram-se e voltaram para Jerusalém. Acharam aí reunidos os onze e seus companheiros, que disseram: “É verdade! O Senhor ressuscitou e apareceu a Simão! E eles narraram os acontecimentos do caminho e como o haviam reconhecido na fração do pão. Falavam ainda, quando ele próprio se apresentou no meio deles e disse: “A paz esteja convosco!”. (Lucas 24, 29-30; 33-36).


No primeiro dia da semana, Maria Madalena vai ao sepulcro, de madrugada, quando ainda estava escuro, e vê que a pedra fora retirada do sepulcro. […] À tarde desse mesmo dia, o primeiro da semana, estando fechadas as portas onde se achavam os discípulos, por medo dos judeus, Jesus veio e, pondo-se no meio deles, lhes disse: “A paz esteja convosco!”. (João 20, 1.19)


São Paulo repreendeu os gálatas por causa de sua tendência de voltar aos costumes judaicos e, acima de tudo, em sua observância dos dias judaicos como se ainda fossem obrigatórios

São Paulo diz aos coríntios para que contribuam com dinheiro para a Igreja todos os domingos (cf. 1 Coríntios 16,1-2).


“Ninguém, pois, vos julgue por causa de comida e bebida, ou dia de festa, ou lua nova, ou sábados.” (Colossenses 2,16).


Cada pessoa considera um dia mais sagrado do que outro; outro considera todos os dias iguais. Cada um deles deve estar totalmente convencido em sua própria mente. Quem considera um dia especial o faz para o Senhor. Quem come carne, faz isso para o Senhor, porque dá graças a Deus; e todo aquele que se abstém, para o Senhor dá graças a Deus ” (Romanos 14: 5-6).


Na Bíblia Sagrada, lemos que os discípulos de Jesus estavam colhendo espigas e comendo no sábado, quando isso era proibido pela lei judaica. [Mateus. 12: 1-8; Mk. 2: 24-26; Lucas. 6: 1-5] “Agora, aquele dia era sábado. 


Os judeus disseram ao homem que fora curado: 'É sábado; não é lícito você carregar seu tapete. ' Mas ele lhes respondeu: 'O homem que me curou disse-me:' Pega na tua maca e anda. '”[João 5: 10-11]


Jesus e os seus discípulos foram perseguidos pelos fariseus por causa do sábado (cf. João 5,18). 


Jesus falou contra a ímpia obediência do fariseu ao sábado (cf. Mateus 12,1-8; Lucas 13,10-16). 


Jesus também defendeu a si mesmo e aos seus discípulos no tocante a esse assunto, dizendo:


O sábado foi feito para o homem e não o homem para o sábado; portanto, o Filho do homem é Senhor até mesmo do sábado” (cf. Marcos 2,27-28).


Jesus lhes propôs: ‘Qual de vós será o homem que, tendo uma ovelha, e, num sábado, esta cair em um buraco, não fará todo o esforço para retirá-la de lá?’” (Mateus 12,11)


RESUMINDO:


Não há nenhuma Escritura em qualquer lugar do Novo Testamento que ordene que os cristãos observem e guardem o sábado. Nem de Jesus, nem de Paulo, nem de qualquer um dos outros apóstolos. 


NOTAS:


A única passagem que alguns usam para dizer que o dia de sábado é ordenado é encontrada pelo (desconhecido) escritor de Hebreus. Diz em Hebreus 4, 9 " Portanto, resta um descanso sabático para o povo de Deus ." Mas olhar para um texto é perigoso para determinar a doutrina. 


Pois devemos sempre ler os versículos em todo o contexto do capítulo e às vezes no contexto de todo o livro. 


Por isso vamos ver o que o escritor de Hebreus estava falando em Hebreus 4: 1-3,  “Portanto, visto que a promessa de entrar em seu descanso ainda é válida, tenhamos cuidado para que nenhum de vocês fique aquém dela. Pois também nós temos as boas novas anunciadas a nós, assim como eles; mas a mensagem que ouviram não tinha valor para eles, porque não compartilhavam da fé dos que obedeciam. Agora, nós que cremos, entramos nesse descanso, assim como Deus disse: “Portanto, declarei sob juramento na minha ira: Eles nunca entrarão no meu descanso ”. O resto sobre o qual o escritor estava falando era entrar na fé em Deus e descansar em Suas obras. Os antigos israelitas não acreditavam em Deus e, portanto, não entraram naquele descanso ...