Páginas

domingo

SACRAMENTO DA PENITÊNCIA III





SACRAMENTO DA PENITÊNCIA   III


SACRAMENTO DA PENITÊNCIA

( III )

Há pessoas que não se perdoam, por exemplo! Como poderão pedir o perdão de Deus se não se aceitam? Tal  procedimento vem de satanás, que quer manter a pessoa escrava de si mesma e do pecado. Cuidado, pois!

A contrição significa o pesar profundo de ter ofendido a Deus e aos outros, no que também os prejudicamos. E é então preciso prometer sinceramente a Deus de que conhece nossa fraqueza, mas quer ver ver nosso esforço, pois só dele depende o perdão.

Devemos saber que o estado de pecado grave, impede a pessoa de receber um dos mais valiosos Sacramentos que é o da Comunhão, Eucaristia. Quem comunga em falta grave, de forma consciente, comete o sacrilégio, que é um pecado gravíssimo. Também o comete o Padre que celebra a Missa em estado de pecado mortal. Reze por estes!

Caso numa confissão normal, a pessoa esqueça um pecado grave, deve contá-lo ao sacerdote na próxima confissão, mencionado que involuntariamente o esqueceu. Para que isso não aconteça é preciso  que antes de fazer o exame de consciência a pessoa invoque as luzes do Espírito Espírito Santo. A Confissão deve ser levada muito a sério!


Entretanto, se um pecado grave foi realmente esquecido, ele fica perdoado pelo fato de a pessoa ter confessado os outros, desde que seja realmente por esquecimento.





SACRAMENTO DA PENITÊNCIA II


SACRAMENTO DA PENITÊNCIA

( II )


Esta fórmula da Igreja como já vimos antes, exige cinco requisitos: 1° - Exame de consciência; 2° - Arrependimento sincero; 3° - Firme promessa de emendar-se; 4°- Contar, humilde e sinceramente ao padre todos os pecados sem exceção; 5° - Cumprir fielmente a penitência imposta pelo confessor.

E mais: a falta de qualquer um deles invalida o Sacramento! E acontecem milhões de casos iguais! Há um ditado que diz: O inferno está cheio de pessoas que se confessam... MAL. Confissões mal feitas, até sacrílegas se ela vai com firme desejo de burlar as regras que a Igreja - e Deus - impõe para que ele seja válido.

O exame de consciência se faz com sinceridade, seriedade e sem falsos escrúpulos. Trata-se de fazer um balanço equilibrado e não tendencioso de como andam nossas irmãos, com a Igreja e até conosco mesmo.



SACRAMENTO DA PENITÊNCIA I



 SACRAMENTO DA PENITÊNCIA


SACRAMENTO DA PENITÊNCIA

( I )

O Sacramento da Penitência ou Confissão foi instituído por Jesus Cristo, para perdoar os pecados cometidos depois do Sacramento do Batismo. Este poder foi dado por Jesus somente aos apóstolos e seus sucessores - nossos sacerdotes - que recebem para isso da Igreja o Sacramento da Ordem. Todos os Sacramentos foram instituídos por Jesus, mas obedecem às fórmulas e aos designativos da Igreja Católica. Que acontece?

Com o pecado o homem perde a amizade de Deus e Dele se afasta. Mas pela Confissão ele pode recuperar esta amizade, desde que ela seja feita em contrição humilde e arrependimento sincero. 

Para isso a Santa Igreja determinou sabiamente a fórmula, mediante a qual nós podemos voltar agora satisfeitos e justificados ao convívio de Deus.


PECADO CONTINUADO II







PECADO CONTINUADO  II


PECADO CONTINUADO

( II )


Vejamos alguns casos. Não pode receber a absolvição todo aquele que:

1- Pertencer a alguma das sociedades secretas condenadas pela Igreja, tais como a maçonaria, a Rosa Cruz e outras congêneres, além de praticar ritos e seguir seitas orientais. A posição da Igreja Católica contra tais entidades é bem clara e nunca mudou, porque são incompatível com a fé cristã. E nunca serão!

2 - Frequentar o espiritismo, a macumba, a umbanda, o candomblé, mesa branca ou sarava, que são também incompatíveis com a fé cristã, porque lidam com os demônios e espíritos caídos. Se você vai buscar na casa do diabo a cura de seus males, não tenha o cinismo de vir pedir perdão a Deus se continua frequentando tais antros. Existem milhares de pessoas que se dizem católicos, mas agindo assim já estão fora da Igreja.

3 - Pertencer a uma partido político ou associação (ONG) cujos estatutos defendem o homossexualismo, o aborto, a contracepção e as uniões civis entre parceiros do mesmo sexo, ações estas contra a vida, e sem dúvida contra Deus. Esta determinação da Igreja é recente, e inclui o ato de votar nos candidatos destes partidos. A tese é bem simples: se você vota em tais pessoas, está autorizando a que elas continuem praticando tais atos, e criando leis de morte em seu nome. Todo bom católico deve então bani-los de suas vidas. Se ttodos noa fizéssemos aassim, tais partidos não vingariam!

4 - Negar sistematicamente os Dogmas da Igreja, e rejeitar partes importantes da Sã doutrina. Isso significa criar doutrina própria e, portanto tal pessoa já não mais pertence à Igreja. Na realidade isso implica na excomunhão automática de tal pessoa, o que a impossibilita de qualquer um dos sete sacramentos.

5 - Negar o primado de Pedro, negando-lhe também a filme obediênvia. Qualquer pessoa, seja leigo, padre ou bispo, que sistematicamente desobedece ao Papa, comete sacrilégio se tentar receber o Sacramento da Confissão. Jesus foi obediente até a morte!

OBSERVAÇÃO: Nestes casos acima, para que a pessoa volte ao convívio da Igreja, é preciso que ela abjure publicamente de suas heresias ou atividades escusas, e passe então humildemente pelo confessionário para acertar suas contas com Deus.