SACRAMENTO DA PENITÊNCIA
( III )
Há pessoas que não se perdoam, por exemplo! Como poderão pedir o perdão de Deus se não se aceitam? Tal procedimento vem de satanás, que quer manter a pessoa escrava de si mesma e do pecado. Cuidado, pois!
A contrição significa o pesar profundo de ter ofendido a Deus e aos outros, no que também os prejudicamos. E é então preciso prometer sinceramente a Deus de que conhece nossa fraqueza, mas quer ver ver nosso esforço, pois só dele depende o perdão.
Devemos saber que o estado de pecado grave, impede a pessoa de receber um dos mais valiosos Sacramentos que é o da Comunhão, Eucaristia. Quem comunga em falta grave, de forma consciente, comete o sacrilégio, que é um pecado gravíssimo. Também o comete o Padre que celebra a Missa em estado de pecado mortal. Reze por estes!
Caso numa confissão normal, a pessoa esqueça um pecado grave, deve contá-lo ao sacerdote na próxima confissão, mencionado que involuntariamente o esqueceu. Para que isso não aconteça é preciso que antes de fazer o exame de consciência a pessoa invoque as luzes do Espírito Espírito Santo. A Confissão deve ser levada muito a sério!
Entretanto, se um pecado grave foi realmente esquecido, ele fica perdoado pelo fato de a pessoa ter confessado os outros, desde que seja realmente por esquecimento.