Páginas

sexta-feira

A BÍBLIA A ÚNICA FONTE DA FÉ?





A BÍBLIA A ÚNICA FONTE DA FÉ?



PARA OS PROTESTANTES A BÍBLIA É A ÚNICA FONTE DA FÉ E DA REVELAÇÃO DIVINA, ENQUANTO OS CATÓLICOS RECONHECEM 3 FONTES: A BÍBLIA, A TRADIÇÃO APOSTÓLICA E A MAGISTÉRIO DA IGREJA. QUEM TEM RAZÃO?

RESPOSTA: A própria Bíblia não apresenta nenhuma parte, ser ela a única fonte da fé e da Palavra de Deus. Pelo contrário, lemos nela que por muitos séculos DEUS CONFIOU ORALMENTE A SUA PALAVRA E ALIANÇA A NOÉ E A ABRAÃO, QUE PELA TRADIÇÃO ORAL PASSA DO PAI PARA FILHOS POR MUITAS GERAÇÕES. (GÊNESIS 4, 8 e 15, 18). TAMBÉM MOISÉS RECEBEU A PALAVRA E A ALIANÇA DE DEUS ORALMENTE. E mesmo depois, quando escreveu os primeiros livros da Bíblia, guardados na Arca da Aliança, o ensinamento bíblico foi confiando ao sacerdote Aarão e seus filhos. (LEVÍTICO 10, 8-11).

TAMBÉM JESUS NÃO ESCREVEU E NÃO MANDOU ESCREVER NENHUM LIVRO, MAS ESCOLHEU, ENSINOU E AUTORIZOU ORALMENTE OS APÓSTOLOS, ORDENADO-LHES: "FOI-ME DADO TODA O PODER NO CÉU E NA TERRA. IDE, POIS, PREGAR A TODOS OS POVOS [...] ENSINANDO-OS A OBSERVAR TUDO O QUE VOS MANDEI." (MATEUS 28, 18-20).

Cumprindo esta ordem, os primeiros cristãos espalharam o Evangelho por TRADIÇÃO ORAL, em toda a parte, durante os primeiros decênios, como se pode ler nas seguintes cartas de SÃO PAULO:

(TITO 1, 5): "Deixei-te em Creta para que regulares o que falta e estabeleças presbíteros nas cidades, SEGUNDO AS PRESCRIÇÕES QUE TE DEI" (2 TIMÓTEO 2, 1-2). "Tu, pois, meu filho, fortifica-te na fé que está em JESUS CRISTO, E O QUE OUVISTE DE MIM diante de muitas testemunhas, CONFIA-O A HOMENS FIÉIS, QUE SEJAM CAPAZES DE INSTRUIR A OUTROS."

(1 TESSALONICENSES 2, 13): "Não cessamos de dar graças a DEUS, porque ao receberdes a PALAVRA DE DEUS, QUE DE NÓS OUVISTES, vós a recentes não como palavra humana, e sim o que realmente é COMO PALAVRA DE DEUS."

(2 TESSALONICENSES 2, 15): "CONSERVAI AS TRADIÇÕES QUE APRENDESTES OU POR NOSSA PALAVRAS OU POR NOSSA CARTA."

SOBRE A AUTORIDADE DE PEDRO, REUNIDO COM OS APÓSTOLOS e presbíteros em JERUSALÉM (O MAGISTÉRIO), temos um claro testemunho em (ATOS 15, 6-29): "REUNIRAM-SE ENTÃO OS APÓSTOLOS PARA EXAMINAR A QUESTÃO (DA CIRCUNCISÃO DOS PAGÃOS CONVERTIDOS). E depois de ter discutido longamente, PEDRO ERGUEU-SE E DISSE: "[...] Tendo nós sabido que alguns, saindo do meio de nós, SEM NENHUMA ORDEM DE NOSSA PARTE, vos perturbaram com discursos que agitaram as vossas almas, APROUVE A NÓS, depois de nos termos reunido, ESCOLHER ALGUNS HOMENS E ENVIÁ-LOS A VÓS [...] que vos exporão as mesmas coisas DE VIVA VOZ. PARECEU BEM AO ESPÍRITO SANTO E A NÓS, de não vos impor mais nenhum outro peso [...].

Esta autoridade Pedro tinha recebido de JESUS, quando lhe disse, (MATEUS 16, 18-19): "EU TE DIGO: TU ÉS PEDRO E SOBRE ESTA PEDRA EDIFICAREI A MINHA IGREJA [...] A TI DAREI AS CHAVES DO REINO DOS CÉUS, E O QUE LIGARES NA TERRA, SERÁ LIGADO NOS CÉUS; E O QUE DESLIGARES NA TERRA, SERÁ DESLIGADO NOS CÉUS." EM (JOÃO 16, 12-13): JESUS ACRESCENTOU A PROMESSA: "QUANDO VIVER O ESPÍRITO DA VERDADE, GUIAR-VOS-Á POR TODA A VERDADE."

PORTANTO: Logica e cronologicamente, JESUS:

1° Escolheu, autorizou e enviou os Apóstolos, sob a presidência de Pedro, a evangelizar todos os povos, estabelecendo assim o MAGISTÉRIO DA IGREJA.

2° Este ensinamento, oral e pelas cartas, foi transmitido pelos Apóstolos, como TRADIÇÃO APOSTÓLICA, aos bispos e presbíteros por eles escolhidos e consagrados: (MATEUS 1, 5) (2 TIMÓTEO 2, 12) (1 PEDRO 5, 1-2).

3° Somente depois de mais de 2 séculos, O PAPA REUNIDO COM OS BISPOS EM CONCÍLIOS, COM SUA AUTORIDADE INFALÍVEL, DECLAROU uma parte destes escritos da TRADIÇÃO, COMO CÂNON DE LIVROS SAGRADOS, OU SAGRADA ESCRITURA, OU BÍBLIA: RESERVANDO-SE O DIREITO E A OBRIGAÇÃO DE VIGIAR SOBRE SUA AUTÊNTICA INTERPRETAÇÃO, DE ACORDO COM A TRADIÇÃO APOSTÓLICA.

DAI, QUANDO OS CATÓLICOS OBEDECEM AO MAGISTÉRIO DA IGREJA, ELES TEM ABSOLUTA CERTEZA DE CUMPRIR A VONTADE DE DEUS; mesmo quando estão exercendo práticas que não estão claramente ensinadas na Bíblia, como por exemplo:  A DEVOÇÃO AO SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS, A DEVOÇÃO DO SANTO ROSÁRIO, ETC, ou quando deixam de lado muitas prescrições, que por motivos especiais, circunstanciais, obrigavam o povo de Israel no Antigo  Testamento.

OS PROTESTANTES, porém, para os quais somente a Bíblia e a única fonte da PALAVRA DE DEUS, SERIAM AINDA HOJE OBRIGADOS A CUMPRIR TOADAS AS PRESCRIÇÕES DO ANTIGO TESTAMENTO, como por exemplo:

Não acender fogo (para cozinhar) em nenhuma moradia, no sábado .(ÊXODO 35, 3). Não semear diferentes espécies no mesmo campo. (LEVÍTICO 19, 19). Não semear e não colher nada, nos campos e na vinha, no ano sabático. (ÊXODO 23, 10-11) e (LEVÍTICO 25, 3-5). Não comer coelho, lebre, porco e os demais animais "impuros" (LEVÍTICO 11, 1-47). Punir de morte os blasfemadores, homicidas, adúlteros, homossexuais, os pais, ou evocado os espíritos, etc (ÊXODO 35, 1-3) e (LEVÍTICO 20, 9-27) (LEVÍTICO 24, 10-23).

Qual a seita que observa todas essa e outras prescrições do Antigo Testamento? E com que autoridade podem se desculpar dessa não-observância?





Nenhum comentário:

Postar um comentário