Páginas

domingo

CONFISSÃO III



 CONFISSÃO



CONFISSÃO

( III )




Cada pecado é um ato de orgulho e desobediência contra Deus. Por isso "Cristo se humilhou e tornou-se obediente até a morte, e morte na cruz." (Filipenses 2, 8). Para expiar o orgulho e a desobediência dos nossos pecados, e nos merecer perdão. Por isso ele exige de nós este ato de humildade e de obediência, na Confissão sacramental, na qual confessamos os nossos pecados diante do seu representante, legitimamente ordenado. E, conforme a sua promessa: "Quem se humilha, será exaltado, e quem se exalta, será humilhado." (Lucas 18, 14).

Alguns "protestantes" aliciam os católicos para sua seita com a promessa de que, depois do batismo (pela imersão), estarão livres de qualquer pecado e nem poderão mais pecar! (Consequentemente, não precisarão mais de nenhuma Confissão). Apoiam esta afirmação nas palavras bíblicas de (1 João 3, 6-9): "Quem permanece Nele, não perca; quem peca, não  O viu, nem O conhece" e "Todo aquele que é gerado por Deus, não comete pecado, porque nele permanece o germe divino" (a graça santificante).


Em resposta, lembro o princípio bíblico de que entre as verdades bíblicas, reveladas por Deus, não pode haver contradições. Por isso, as palavras menos claras, devem ser esclarecidas por palavras mais claras ou pela autoridade estabelecida por Deus (Magistério da Igreja). Ora, o próprio João Apóstolo escreve em (1 João 1, 8-10): "Se dissermos que não temos pecado algum, enganamo-nos a nós mesmos, e a verdade não está em nós. Se confessarmos os nossos pecados, Ele é fiel e justo, e nos perdoa os nossos pecados, e nos purifica de toda a iniquidade. Se dissermos que não temos pecados, taxando-lo de mentiroso, e a sua palavra não está em nós."

Por isso a Tradição Apostólica interpreta as palavras de (1 João 3, 9): "Todo aquele que é gerado por Deus não peca," no sentido de "não deve pecar gravemente," já que possuindo a graça de Deus, tem suficiente força para vence as tentações. Enquanto as claras palavras em (1 João 1, 8-10) falam dos pecados leves - veniais; sendo somente Maria Imaculada livre de qualquer mancha do pecado original e pessoal, em previsão dos méritos antecipados de Jesus Cristo que a escolheu por sua Mãe.


Portanto, todos os homens adultos necessitam de Misericórdia Divina; e os sinceros seguidores da Bíblia recebem-na, agradecidos, no sacramento da Confissão.





Nenhum comentário:

Postar um comentário