Páginas

domingo

JESUS REVELA QUE DEUS É TRINDADE



JESUS REVELA QUE DEUS É TRINDADE


JESUS REVELA QUE DEUS É TRINDADE


O Novo Testamento mostra abundantemente a presença de Deus-Trino na vida, na pregação, na morte e na ressurreição de Jesus. Ao enviar seus discípulos em missão, Jesus os exorta com as seguintes palavras: "Ide, pois, fazei discípulos entre todas as nações, e batizai-os em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Ensinai-lhes a observar tudo o que vos tenho ordenado." (Mateus 28, 19-20).

As três Pessoas não são três deuses. Há um só Deus em três pessoas. São distintas entre si por suas relações de origem: o Pai gera o Filho; o Espírito Santo procede do Pai e do Filho como de um único princípio, uma única fonte de amor.


As três pessoas não dividem a divindade, mas cada uma delas é Deus. A criação, a salvação e a santificação são obra das três pessoas divinas. O Pai é o Criador; o Filho, o Salvador e o Espírito Santo, o Santificador. Este é o Mistério da Santíssima Trindade, nosso Deus. Para nós, falar de Deus, é falar da Santíssima Trindade.

Ser cristão é estar com comunhão  com as três Pessoas divinas, deixando-se inserir no Mistério Trinitário. É viver na força do Espírito, ter ao Pai de Jesus como próprio Pai, vivendo com ela a mesma intimidade de seu Filho amado. É ser discípulo de Jesus, nosso irmão e salvador.

Fomos feitos à imagem e semelhança de Deus-Trindade, e nossa felicidade se realiza na experiência da comunhão, do amor e da doação de nossa vida aos outros. Ser católico é viver comprometido com o Reino de Deus já presente na história. Formamos, assim, a Igreja, que é o Povo de Deus reunido na unidade do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Por isso, podemos proclamar: creio em Deus que é Pai, Filho e Espírito Santo.




CONFISSÃO COMUNITÁRIA






CONFISSÃO COMUNITÁRIA


Alertamos a todos para os abusos e os desleixos cometidos em muitas localidades aonde os fiéis chegam a passar anos sem poderem participar de uma boa confissão feita a um sacerdote, porque se pratica ali apenas a chamada confissão comunitária, e absurdamente até feita por diáconos em certos lugares. A mesma carta acima, que obriga a manter nas igrejas e capelas o confessionário com grade fixa, também estabelece que este tipo de confissão, somente tem valor quando:

1°) seja iminente o perigo de morte, e não haja tempo para um ou mais sacerdotes poderem ouvir a confissão de cada um dos penitentes;

2°) haja grave necessidade, e não houver sacerdotes suficientes para, dentro de tempo razoável, ouvirem devidamente as confissão de cada um, de tal modo que os penitentes, sem culpa própria, fossem obrigados a permanecer durante muito tempo privados da graças sacramental e da sagrada comunhão; não se considera existir necessidade suficiente quando não possam estar presentes confessores bastantes somente por motivo de grande afluência de penitentes, como pode suceder nalguma grande festividade ou peregrinação.

Mesmo aassim, passado este perigo ou grave necessidade os fiéis se obrigam a procurar o sacerdote para a devida confissão sacramental. Nos casos fora daqueles estabelecidos pela Igreja, tais confissões tornam-se inválidas e os sacerdotes que descumprirem estas normas, assumem o grave ônus da culpa de todos os pecados não confessados.



TRAUMAS DE GERAÇÕES




 TRAUMAS DE GERAÇÕES


TRAUMAS DE GERAÇÕES


Muitas pessoas se perguntam por que alguns sofrem tanto e não entendem este mistério. A imensa maioria destas grandes dores de hoje, os cânceres e tantas doenças malignas que afligem as pessoas, surge como fruto do pecado de antigos membros daquela mesma família. Os que causaram estas dores, todos eles já foram para o Céu, muitos até sem merecer.

Isso porque Deus achou, adiante, naquela família uma alma vítima, que iria reparar os danos destes pecados antigos antigos. E devemos até agradecer por isso, sabendo que por uma alma que se perdeu, Deus jamais exigirá reparação. Sim, se alguém foi causa de condenação de uma alma, muito facilmente ela irá para o mesmo lugar.

Você dirá que isso é injusto, porque ignora outro mistério: tal alma sofredora, lá no íntimo se seu coração, no momento da centelha criadora aceitou, livremente, passar por aquelas dores, por amor, por puro amor. Em vista deste amor, os méritos destas almas reparadores são dos mais altos e na eternidade seu prêmio será infinito. Elas "ressuscitam" até mortos! Mortos da alma!

De fato, segundo sabemos, 15 minutos de dor de cabeça, aceitos por uma pessoa sem reclamar, podem evitar um ano inteiro de fogo do Purgatório. É bem mais fácil então pagar aqui esta conta, que esperar para depois. E as almas que foram resgatadas pelos sofrimentos das almas vítimas, saberão disso e lhes serão eternamente gratas. Esta é afinal a parte que nos cabe na maravilhosa engenharia da salvação de Deus. Ele já tem 99℅ das ovelhas em segurança, nossa luta é apenas para resgatar esta uma perdida.

Rezamos apenas para que tais almas reparadores tenham fortaleza para vencer estes desafios que salvam almas. Entre as ermidas, pode estar exatamente a nossa!





O EFEITO DA CONTRIBUIÇÃO






 O EFEITO DA CONTRIBUIÇÃO


O EFEITO DA CONTRIBUIÇÃO


Tendo, pois, por tentação caído em algum pecado mortal, devemos recorrer, quanto antes, ao Sacramento da Penitência. Não podendo, porém, na mesma hora encontrar um Sacerdote que nos perdoe, em nome de Jesus Cristo, nem por isso Deus quer que nos percamos. Neste caso, rezemos com toda devoção e com toda a dor de nossa alma um ato de contrição, apreendendo-nos de ter sido tão ingratos ao teu Pai que está no céu, e ao nosso Salvador, que por amor de nós morreu na cruz.

Façamos então o firme propósito de não ofender mais a Deus com nenhum pecado mortal, e de confessar sinceramente as nossas culpas a um seu ministro, quando nos for possível. Morrendo assim antes da Confissão, seremos salvos pela graça de Deus que recuperamos pelo arrependimento perfeito e pelo sincero desejo de nos confessarmos. Porque está escrito: "Um coração contrito e humilhado Deus não o desprezará." (Sl.50)

Ato simples de Contrição - Você pode usar também palavras espontâneas.

Meu Deus, eu me arrendo de todo o meu coração de Vos ter ofendido e procurarei nunca mais tornar a pecar. Meu Jesus, perdão e misericórdia.