Páginas

domingo

PROVAS BÍBLICAS DA VIRGINDADE PERPÉTUA DE MARIA


PROVAS BÍBLICAS DA VIRGINDADE PERPÉTUA DE MARIA


Era uma vez, quase nenhum cristão negava que Maria, a mãe de Jesus, era perpetuamente virgem: incluindo os protestantes. Dos primeiros líderes desse movimento, virtualmente todos aceitaram totalmente esta doutrina: incluindo Lutero, Calvino, Zwínglio, Bullinger, Turretin e Cranmer. Além disso, a maioria dos exegetas protestantes  continuou  a acreditar nisso por pelo menos mais 350 anos ou mais. 


Mas hoje, por vários motivos, as coisas são muito diferentes, por isso é útil revisitar os argumentos bíblicos, visto que a Bíblia é a autoridade que todos os cristãos reverenciam em comum. Um número surpreendente pode ser encontrado.


1) Lucas 2, 41-51 descreve Maria e José levando Jesus ao templo com a idade de doze anos, para a necessária observância da Páscoa. Todos concordam que Ele foi o primeiro filho de Maria, então, se havia até cinco ou mais irmãos, como alguns afirmam (ou mesmo um), por que não há nenhum indício deles neste relato?


2) Nem o hebraico nem o aramaico têm palavras para "primo". O Novo Testamento foi escrito em grego, que tem essa palavra ( sungenis ), mas Jesus e seus discípulos falavam aramaico (uma versão tardia do hebraico), e a palavra hebraica  ach  é traduzida literalmente como  adelphos,  o equivalente literal do inglês "irmão." Na Bíblia, tem uma ampla gama de significados além de “irmão”: assim como “irmão” tem em português. Assim, é rotineiramente usado no Novo Testamento para descrever primos ou parentes, etc.


3) O próprio Jesus usa “irmãos” ( adelphos ) no sentido de não irmão. Em Mateus 23: 8 (cf. 12, 49-50), Ele chama, por exemplo, as “multidões” e Seus “discípulos” (23, 1) “irmãos”. 

Em outras palavras, eles são  “irmãos” uns dos  outros : a irmandade dos cristãos.


4) Ao comparar Mateus 27,56, Marcos 15,40 e João 19,25, descobrimos que Tiago e José (mencionados em Mateus 13,55 com Simão e Judas como “irmãos” de Jesus) são filhos de Maria, esposa de Clopas. Esta outra Maria (Mateus 27,61; 28, 1) é chamada de adelphe de Nossa Senhora em João 19,25. 


Supondo que não haja duas mulheres chamadas “Maria” em uma família, esse uso aparentemente significa “prima” ou parente mais distante. Mateus 13, 55-56 e Marcos 6, 3 mencionam Simão, Judas e "irmãs" junto com Tiago e José, chamando todos de  adelphoi . 

A interpretação mais plausível de todos esses dados relacionados é o uso de  adelphos  como "primos" (ou possivelmente, meio-irmãos) em vez de "irmãos". Sabemos com certeza, pelas informações acima, que Tiago e José não eram irmãos de Jesus.


Não é um mero apelo especial para argumentar dessa maneira, nem um alegado “desespero” dos católicos que supostamente “leram” nos textos sua crença anterior no dogma da virgindade perpétua. Muitas exegeses e estudos protestantes confirmam esses pontos de vista: especialmente em comentários mais antigos. 


Por exemplo, o proeminente Comentário sobre a Bíblia inteira do século 19  , por Jamieson, Fausset & Brown, afirma, a respeito de Mateus 13,55 (meu itálico adicionado): 


Uma  pergunta extremamente difícil  surge aqui - O que eram esses “irmãos” e “irmãs” para Jesus? Eles eram, primeiro, seus irmãos e irmãs? ou, em segundo lugar, eram seus meio  -irmãos e meio-irmãs , filhos de José de um casamento anterior? ou, em terceiro lugar, eram eles seus  primos, de acordo com uma maneira comum de falar entre os judeus a  respeito de pessoas de descendência colateral? Sobre este assunto foi feito um acordo imenso, e as opiniões ainda não foram acordadas de forma alguma. . . Além de outras objeções,  muitos dos melhores intérpretes ,. . . prefira a terceira opinião . . . Assim, duvidosamente, preferimos deixar esta  questão polêmica, cercada como está de dificuldades . 


5) A Bem-Aventurada Virgem Maria está entregue aos cuidados do Apóstolo João por Jesus da Cruz (João 19: 26-27). Jesus certamente não teria feito isso se tivesse irmãos (todos os quais seriam mais jovens do que Ele).


6)  Mateus 1: 24-25  José. . . não a conheceu  até que  ela deu à luz um filho. . .


Esta passagem foi usada como um argumento de que Maria não permaneceu virgem após o nascimento de Jesus, mas o mesmo comentário protestante também afirma (grifo meu novamente):


A palavra "até" [ até  acima] não implica necessariamente que eles viveram em uma situação diferente depois (como ficará evidente pelo uso da mesma palavra em 1 Samuel 15,35; 2 Samuel 6:23; Mateus 12:20 ); nem a palavra “primogênito” decide a  questão muito disputada , se Maria teve filhos com José após o nascimento de Cristo; pois, como diz Lightfoot, "A lei, ao falar do primogênito, não considerava se alguém nasceu  depois  ou não, mas apenas que ninguém nasceu antes."


João Calvino usou o mesmo contra-argumento em favor da virgindade perpétua de Maria. Na verdade, em sua  Harmonia dos Evangelhos , comentando sobre Mateus 1:25, ele pensou que a contenda de outros irmãos com base nesta passagem era tão infundada que escreveu: “Nenhum homem persistirá obstinadamente no argumento, exceto por um gosto extremo para disputa. ”


7) Judas é chamado de “irmão” do Senhor em Mateus 13:55 e Marcos 6: 3. Se este é o mesmo Judas que escreveu a epístola com esse nome (como muitos pensam), ele se autodenomina “servo de Jesus Cristo e irmão de Tiago” (Judas 1: 1). 


Agora, suponha por um momento que ele  era  irmão de sangue de Jesus. Nesse caso, ele se abstém de se referir a si mesmo como o próprio irmão do Senhor (embora nos seja dito que tal fraseologia ocorre várias vezes no Novo Testamento, referindo-se a um relacionamento entre irmãos) e opta por se identificar como  irmão de Tiago .  


Isso é muito estranho e implausível para acreditar. 

Além disso, Tiago também se abstém de se chamar irmão de Jesus, em sua epístola (Tiago 1, 1: “servo de Deus e do Senhor Jesus Cristo”): embora São Paulo o chame de “irmão do Senhor” (Gálatas 1: 19).


“irmãos de Jesus”. Dentre essas, tomaremos a seguinte passagem do Evangelho segundo São Mateus: “Não é este o filho do carpinteiro? Não é Maria sua mãe? Não são seus irmãos Tiago, José, Simão e Judas?” (Mt 13, 55). Continuando nosso estudo, vemos que entre os apóstolos há dois com o nome de Tiago: “Eis os nomes dos doze apóstolos: o primeiro, Simão, chamado Pedro; depois André, seu irmão. Tiago, filho de Zebedeu, e João, seu irmão. Filipe e Bartolomeu. Tomé e Mateus, o publicano. Tiago, filho de Alfeu, e Tadeu. Simão, o cananeu, e Judas Iscariotes, que foi o traidor” (Mt 10,2-4).


Mateus ainda nos dá a conhecer que entre as mulheres que seguiam Jesus está a mãe de um desses e de José: “Entre elas se achavam Maria Madalena e Maria, mãe de Tiago e de José, e a mãe dos filhos de Zebedeu” (Mt 27, 56). Como sabemos que Tiago, filho de Zebedeu, é irmão de sangue de João, então, Tiago, filho de Alfeu, é irmão de José. Até aqui, a polêmica permanece, pois não sabemos que Maria é esta que é mãe de Tiago e de José. No entanto, há uma passagem que esclarece a questão.


Com base nos textos acima, verificamos que Alfeu, que também era chamado Cléofas, era o pai de Tiago e de José, os mesmos que são chamados “irmãos de Jesus”. A mãe deles chamava-se Maria, um nome bastante comum naquele tempo. A dificuldade em saber que é esta Maria é superada em uma passagem do Evangelho segundo São João, na qual esta Maria está ao lado da Virgem Maria, Mãe de Jesus Cristo, na hora da crucifixão: “Junto à cruz de Jesus estavam de pé sua mãe, a irmã de sua mãe, Maria, mulher de Cléofas, e Maria Madalena” (João 19,25).


Seus outros ‘irmãos’ (Judas e Simão), assim como suas ‘irmãs’, e os ‘irmãos’ que não crêem Nele em João 7: 5 são de outros ramos de sua extensa família tribal.


Dessa forma, vemos que Maria, mãe de Tiago e de José, era irmã de Nossa Senhora, e que esses supostos irmãos de Jesus são, na verdade, seus primos.


RESUMINDO EM NENHUM LUGAR DA BÍBLIA EXISTE PASSAGEM QUE DIZ OS FILHOS DE MARIA, OU ALGUÉM QUE AFIRME SE FILHO DE MARIA OU QUE MARIA É MÃE DE OUTRA PESSOA A NÃO SER DE JESUS:


.