Páginas

domingo

A PENITÊNCIA


CONFESSIONÁRIO


A PENITÊNCIA


Depois que o sacerdote lhe deu a absolvição dos pecados, ele lhe dará uma penitência que pode ser algumas orações, uma obra de caridade, uma leitura da Bíblia, um Salmo. Então você deve procurar imediatamente cumprir este pedido, para não esquecer.

A penitência é de suma importância, porque ela irá suprir exatamente e reparar o dano que foi causado pelos pecados, já perdoados por Deus quanto à culpa. É que a perfeita justiça divina deve ser plenamente satisfeita, o que nem sempre acontece.

Muitas vezes a pessoa cumpre esta penitência de forma desleixada e sem amor, e disso resulta que não se completa a Justiça. Como a pessoa se esquece, deve saber que Deus não se esquece de nada. Restará então a tal pessoa pagar no Purgatório, logo depois da morte, o saldo das penas devidas para reparar plenamente os danos causados pelo seus pecados. Aqui é fácil pagar, lá no Purgatório é terrível!

Lembro que as oorações, os sacrifícios feitos por amor a Deus, as Santas Missas quando bem vividas, as dores e a cruz de cada dia aceitas com amor, sem reclamações e sem analgésicos, podem eliminar completamente a necessidade de Purgatório.

Quanto às orações, se você enche sua casa de Ave Maria, ela será sempre uma casa cheia de graças. E isso acabará por asfaltar seu caminho para o Céu, seu e de sua família. Rezem então, o Rosário em família! E nunca lhes faltará nada!


AGORA A CONFISSÃO III




 AGORA A CONFISSÃO  III


AGORA A CONFISSÃO

(III)


Como proceder agora? Siga ao confessionário, ajoelhe-se diante do sacerdote e faça o sinal da Cruz. Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo!

Depois diga: Padre: dai-me a vossa bênção e absolvição por que eu pequei!

E a seguir diga: Minha ultima Confissão foi feita em... (diga quanto tempo faz).

Depois diga: meus pecados são os seguintes... (diga quais são, e enumere-os...).

Quando terminar diga: meus pecados foram estes, e deles humildemente peço perdão!

A seguir o sacerdote lhe fará um aconselhamento, que você deve ouvir com muita atenção, depois invocá sobre você a misericórdia divina e lhe dará a absolvição dizendo: Eu te absolvo de todos os teus pecados, em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo!
Você responde: Amém!



AGORA A CONFISSÃO II



AGORA A CONFISSÃO  II

AGORA A CONFISSÃO

(II)

Portanto, volto a afirmar: não existe confissão direta com Deus como o imaginam os protestantes. Jesus disse bem claro: àqueles a quem perdoares os pecados, ser-lhes-ão perdoados, e a quem os retiverdes, serão retidos (São João 20, 23). O sacerdote então somente pode perdoar os pecados que ele ouve da boca do penitente, não aqueles que a pessoa retém. Nem Deus perdoa aqueles que ela nunca conta! Ou seja: a quem nunca confessa!

E atenção: Quando o sacerdote percebe a impenitência da pessoa, ele pode negar a absolvição. O padre Pio e o Cura de Ars, expulsavam do confessionário até 30% dos que lá vinham, com descaramento e cinismo, achando que o enganavam e também a Deus. Depois a maioria deles voltava bem contrito, e humilde, para se confessar bem.


Então nenhum de nós deve ter vergonha de se confessar, nem medo de que sua falta virá a ser do conhecimento de outros, porque o sacerdote faz voto de silêncio, e se obriga diante de Deus, por juramento, de jamais trair um segredo de confessionário, e isso nem diante da justiça humana. Deve-se confiar então, e humildemente ajoelhar-se aos seus pés.



AGORA A CONFISSÃO





AGORA A CONFISSÃO



AGORA A CONFISSÃO


O passo seguinte para a Confissão bem feita é dirigir-se ao sacerdote. Sabemos que existe hoje uma grande dificuldade para as pessoas, de contarem suas faltas. Isso de fato é próprio do ser humano: fácil pecar, difícil se humilhar confessando sua faltas. A gente não tem vergonha de cometer o pecado, mas o maligno nos faz ter vergonha de contá-lo. E muitas vezes aceitamos o jogo dele! Que fica rindo da nossa cara!

O sacerdote católico é a única pessoa na terra com autoridade de perdoar pecados - ele faz isso em nome de Deus - e isso não obstante ser ele também um pecador. Sabemos que somente Deus tem poder de perdoar pecados, entretanto quando Jesus instituiu este Sacramento, vivia entre os apóstolos, e perdoava diretamente.

Como não O temos hoje visível em pessoa, devemos recorrer aos modos que Ele tão bondosamente nos dispôs.

Mas atenção: Deus não vem ao encontro de quem não O procura, pois Ele respeita o nosso livre árbitro. Assim, quem quiser ficar distante de Deus, deve saber que Ele respeitará isto e ficará distante! E então, aguentem as consequências dos caminhos do mundo. E quem está fora da Igreja Católica, está perdido nos descaminhos do mundo. Se, pois ele deixou uma Igreja e instituiu um sacerdócio, é para que eles O representassem aqui na terra. De outra forma não adiante nem gritar, Deus não te ouve.





EXAME DE CONSCIÊNCIA



EXAME DE CONSCIÊNCIA



EXAME DE CONSCIÊNCIA


É a meditação consciente e compenetrada, de todos os pecados que a pessoa cometeu desde a última confissão, até naquela data. Significa fazer uma boa revisão de vida, à luz do Divino Espírito Santo, penetrando até no profundo da alma, sem esconder nada. É como ficar nu diante de si mesmo, e mostrar-se a Deus sem fingimentos ou justificativas.

(No caso, de a pessoa se lembrar de um pecado esquecido na última confissão deve observar isso ao seu confessor. E se a pessoa já mencionou tal pecado uma vez, não precisa repetir.)

Para mais facilmente recordá-los, leia atentamente, sempre refletindo, o seguinte resumo dos pecados mais comuns, e se possível escreva-os para não esquecer. Se lembrar de outros que não constam da lista abaixo, e que sua consciência o acusa, não deixe de anotar também.