INTERCESSÃO DOS ANJOS E SANTOS
De
imediato, é bom lembrar que Cristo levou no mesmo instante o bom ladrão. Pois
ele disse: "hoje estarás comigo no paraíso". (Lucas
23,43).
Em
(Apocalipse 6,9-10) podemos ver que os mártires estão bem acordados, não é
mesmo? e que Jesus não está mais sozinho no Paraíso. Na parábola do rico
e de Lázaro, observamos também que não dormem.
Os
que já estão na glória de Deus pode interceder junto a Cristo por nós. É o que
veremos de agora em diante.
Os
Anjos e os Santos intercedem a Deus por nós
Os Santos no céu estão na mesma condição dos Anjos, pois conservam as
suas naturezas individuais e intelectuais, e possuem a mesma Luz divina na qual
vêem a Deus, e em Deus e tudo que a sua mente pode conhecer ?Na tua Luz veremos a Luz? ? (Salmos 35,10). Por isso, a Bíblia afirma que os Santos ?julgarão o mundo? (1Coríntios 6,2). Para
fazerem esse julgamento devem conhecer os atos nele praticados. Portanto, os
Santos conhecem as nossas precisões e intercedem por nós como nossos amigos
junto de Deus.
É o
que lemos em várias passagens da Bíblia:
a) Em
Jeremias lemos: ?E o Senhor me disse: ?ainda que Moisés e
Samuel se apresentassem diante de mim, o meu coração não se voltaria para esse
povo? (Jeremias 15,1). Ora, Moisés e
Samuel já não eram do números dos vivos, e podiam, no entanto, interceder pelo
povo
Note-se que
em (2 Macabeus 15,14), o próprio Jeremias, já falecido, é
apresentado como, quem ?muito ora pelo povo e pela
cidade santa?.
b) No
Apocalipse São João narra a visão que teve de Jesus Cristo em seu trono de
glória, e como, diante do Cordeiro, se apresentavam anciãos ?com taças cheias de perfume, que são as orações dos santos? (Apocalipse 5,8) ( Apocalipse 8,4). Esses anciãos
significam os ?Santos da glória? ao
apresentarem a Jesus as orações dos ?santos da terra?,
ou seja, os fiéis de Cristo nesse mundo. Trata-se de uma forma de mediação
secundária dos Santos entre Cristo e os seus fiéis.
c) No 1º
livro dos Reis lemos que Deus prometeu a Salomão conservar para seu filho (Davi)
a tribo ou reino de Judá, ?em atenção? e ?por amor ao seu servo Davi? (já morto) (1Reis 11,11-13). Isso significa que Deus toma em
consideração os pedidos dos seus amigos também do Céu, os Santos.
d) Igual
sentido tem a oração de Moisés pedindo a Deus que poupasse o povo culpado em
atenção aos patriarcas Abraão, Isaac e Jacó, todos já falecidos (Êxodo 32,11-14).
e) Ainda no
2º livro dos Reis a Bíblia narra o milagre da ressurreição de um morto, ao
contato com os ossos do profeta Eliseu (2 Reis 13,21).
Note-se que nesse
texto está divinamente aprovada ainda a prática católica de se guardarem com
respeito as relíquias dos Santos, pois, também através delas Deus pode nos
conceder graças e favores.
f) Na
Parábola do pobre Lázaro e do rico, Jesus apresenta Abraão sendo rogado pelo
mal rico que fora condenado ao inferno (Lucas 16, 27). No
caso, o mal rico não podia ser atendido. Mas com esse fato Jesus significou a
possibilidade de se pedir ajuda aos amigos de Deus que estão no céu, pois o mal
rico pediu intercessão de Abraão.
g) Se os
santos da terra (os fiéis em Cristo) intercedem junto de Deus pelas
necessidades dos irmãos, conhecidos e desconhecidos (são incontáveis os casos
na Bíblia), quanto mais os Santos da glória que, na Luz divina, conhecem
perfeitamente as nossas precisões (como acima ficou provado). Eles intercedem
com certeza por nós junto de Deus. Ler ainda (Sabedoria 18,20-22).
Para nós
Católicos os santos já estão no Céu,e podem interceder por nós (Apocalipse 6,9-10) (Apocalipse 5,9) (Apocalipse 14,3) e
(Apocalipse 15,3)
Por fim, um
argumento de reta razão ou do bom senso:
É conforme à
natureza dos seres criados por Deus que os inferiores obtenham favores dos
superiores também pela mediação de amigos de ambos. A própria mediação de
Cristo tem por base este princípio. Ora, os Santos são amigos de Deus e nossos
na glória (Lucas.16,9). Logo, eles não só podem, mas realmente
intercedem por nós junto de Deus.
Conclusão:
aí estão alguns dos fundamentos bíblicos da prática católica da devoção ou
culto dos anjos e dos Santos. A isso os protestantes costumam apresentar
que há um só Mediador, Jesus Cristo (1Timóteo 2,5).
A isso se
responde completando a citação no versículo 06 assim: ?. . . o Qual Se entregou em Redenção por todos?. Cristo
é, sim, o único Mediador, mas ?de redenção?. O que não exclui a mediação de intercessão dos Anjos e Santos, como
acima ficou provado.
E mais:
estando os ?Santos da glória? na mesma condição dos
Anjos, eles podem também ser venerados como os Anjos o foram
por homens justos ou seja, pelos fiéis, conforme se lê na Bíblia.
Pelo fato de
os habitantes do céu estarem unidos mais intimamente com Cristo, consolidam com
mais firmeza na santidade toda a igreja. Eles não deixam de interceder por nós
junto ao pai, apresentando os méritos que alcançaram na terra pelo único
mediador de Deus e dos homens, Cristo Jesus. Por conseguinte, pela fraterna
solicitude deles, a nossa fraqueza recebe o mais valioso auxilio.
Sendo os
Santos amigos de Deus pela santidade, e nossos, pela sua perfeita caridade, é
justo que lhes tributemos os louvores que, sob esse duplo título, merecem; e
que nos recomendemos à sua intercessão junto de Deus. É justo, visto que neles
também se realiza, embora em grau bem menor, mas bem verdadeiro, o que disse de
Si mesma, mas cheia do Espírito Santo, a mais santa que todos os Santos, Maria
Santíssima:
Todas as gerações
me proclamarão bem-aventurada, porque fez em mim grandes coisas o
Todo-Poderoso? (Lucas 1,48-49)
Vê-se, por
essas palavras inspiradas, que o louvor dos Santos redunda em louvor e glória
de Deus, pois os Santos são obras-primas da sua sabedoria, bondade e poder.
Quando os louvamos, é a seu Autor que louvamos. De fato, sendo Deus admirável em seus Santos, e os Santos, obra de sua graça (à qual eles
corresponderam fazendo a sua parte), Deus os ama sob esse título. Aliás, no
preceito de ?amar e honrar a Deus? está
incluindo o de amar e honrar a tudo o que Ele ama e honra, e segundo a ordem
com a qual Ele o faz. E Deus ama, de modo especial, os seus Santos: a Jesus
Cristo enquanto Homem, depois a Nossa Senhora, e depois aos Anjos e todos os
Santos da glória; e também às santas almas do Purgatório. E depois, aos que
ainda pelejam neste mundo.
A
Palavra mostra que Existe Espirito Encarcerados ainda, Preso, 1Pd, 3, 19. no
Espirito Ele (JESUS) também foi Pregar aos Espiritos na Prisão.... E em 1Pd, 4,
5-6. mas eles terão que Prestar Conta aquele (JESUS) que está pronto para
Julgar os Vivos e os Mortos, por que também aos MORTOS FOI Anunciado a Boa
Nova.... Então, Tem Pessoas que Depois de MORTO Ainda Serão EVANGELIZADO, Ou
Seja, O PURGATÓRIO É FRUTO DA MISERICÓRDIA DE DEUS.. A Pessoa Ainda Vai Ter UMA
Chance Depois, ISSO É MISERICÓRDIA PURA..
(João 11, 25-26)
25 Disse-lhe Jesus: Eu sou
a ressurreição e a vida; quem crê em mim, ainda que esteja morto, viverá;
26 E todo aquele que vive,
e crê em mim, nunca morrerá. Crês tu isto?
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