Maria Santíssima, a Arca da
Nova Aliança
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Por
qual motivo foi feita a Arca da Aliança
Deus amou o seu povo e queria estar perto dele. Ele escolheu faze-lo de uma forma muito especial. O Catecismo da Igreja Católica explica:
‘’A oração do povo de Deus floresce à sombra da Casa de Deus, da Arca da Aliança e do Templo, sob a direção dos pastores, principalmente do rei Davi, e dos profetas.’’ (CIC 2594)
Deus instruiu Moisés a construir uma tenda cercada por pesadas cortinas (cf. Ex 25, 27). Dentro do tabernáculo era para colocar uma Arca de madeira de acácia coberta de ouro por dentro e por fora. Dentro da Arca da Aliança foi colocado um jarro de ouro contendo o Maná, a vara de Aarão que floresceu e as tábuas de pedra da Aliança (cf. Hb 9, 4).
A Glória de Deus na Arca da Aliança e em Maria
Quando a construção da Arca foi concluída, uma nuvem de glória do Senhor cobriu a tenda da congregação e a glória do Senhor encheu o tabernáculo (Ex 40, 34-35 – Nm 9, 18-22). O verbo para ‘’cobrir’’ ou ‘’ofuscar’’ é a metáfora de uma nuvem que são usadas nas Sagradas Escrituras para representar a presença e a Glória de Deus.
O Catecismo fala sobre isto:
''A nuvem e a luz. Estes dois símbolos são inseparáveis nas manifestações do Espírito Santo Desde as teofanias do Antigo Testamento, a Nuvem, ora escura, ora luminosa, revela o Deus vivo e salvador, escondendo a transcendência de sua Glória: com Moisés sobre a montanha do Sinai, na Tenda de Reunião e durante a caminhada no deserto; com Salomão por ocasião da dedicação do Templo. Ora, estas figuras são cumpridas por Cristo no Santo Espírito Santo. É este que paira sobre a Virgem Maria e a cobre 'com sua sombra', para que ela conceba e dê à luz Jesus.
No monte da Transfiguração, é ele que 'sobrevêm na nuvem que toma'
Jesus, Moisés e Elias, Pedro, Tiago e João 'debaixo de sua sombra'; da Nuvem
sai uma voz que diz: 'Este é meu Filho, o Eleito, ouvi-o sempre' (Lc 9,34-35).
É finalmente essa Nuvem que 'subtrai Jesus aos olhos' dos discípulos no dia da
Ascensão e que o revelará Filho do Homem em sua glória no Dia de sua Vinda. A
glória do Senhor 'ofusca' a Arca e enche o tabernáculo.'' (CIC 697)
É fácil perceber o paralelo entre o Espírito Santo ofuscando a Arca e do Espírito Santo ofuscando Maria, entre a Arca da Antiga Aliança como morada de Deus e Maria como a nova Morada de Deus.
Deus foi muito específico sobre todos os detalhes exatos da Arca (Leia Ex, 25-30).
Era um lugar onde o próprio Deus habitaria (Ex, 25-8).
Deus queria que suas palavras escritas na pedra fosse alojada num recipiente perfeito coberto de ouro puro por dentro e por fora. Quanto mais Ele iria querer que sua Palavra (o Verbo), Jesus, tivesse um lugar perfeito! Se o Filho unigênito viesse a fixar residência no útero de uma jovem humana, porque Ele não iria fazê-la perfeita, Santa e Pura? Teria Ele amado mais a Arca do que sua Mãe?
Por tanto, percebamos as semelhanças:
A Virgem Maria é o Santuário Vivo da Palavra de Deus, a Arca da Nova e Eterna Aliança e isso é comprovado quando São Lucas narra a Anunciação e a Visitação de Nossa Senhora.
A Anunciação do Anjo à Maria incorpora muito bem as imagens da tenda da congregação no Sinai e no Templo de Sião: Assim como a nuvem cobriu o povo de Deus em marcha no deserto (cf. Nm 10, 34; Dt 33, 12; Sl 91, 4) e assim como a mesma nuvem, como um sinal do mistério divino presente no meio de Israel, pairava sobre a Arca da Aliança (Ex 40, 35), então, agora a sombra do Altíssimo envolve e penetra o tabernáculo da Nova Aliança que é Maria (Lc 1, 35). Só uma observação que o termo usado tanto em Ex 40, 34-35 em (Lc 1, 35) é ''episkiasei'', ensombrar.
Outro fato na Anunciação é que o Anjo Gabriel à chama de ''Cheia de Graça'', ou seja, está dizendo que Ela é Santa e Imaculada, assim também como a Arca era - Pura, Santa, sem defeito (revestida de ouro) e nenhum pecador podia tocá-la.
É fácil perceber o paralelo entre o Espírito Santo ofuscando a Arca e do Espírito Santo ofuscando Maria, entre a Arca da Antiga Aliança como morada de Deus e Maria como a nova Morada de Deus.
Deus foi muito específico sobre todos os detalhes exatos da Arca (Leia Ex, 25-30).
Era um lugar onde o próprio Deus habitaria (Ex, 25-8).
Deus queria que suas palavras escritas na pedra fosse alojada num recipiente perfeito coberto de ouro puro por dentro e por fora. Quanto mais Ele iria querer que sua Palavra (o Verbo), Jesus, tivesse um lugar perfeito! Se o Filho unigênito viesse a fixar residência no útero de uma jovem humana, porque Ele não iria fazê-la perfeita, Santa e Pura? Teria Ele amado mais a Arca do que sua Mãe?
Por tanto, percebamos as semelhanças:
A Virgem Maria é o Santuário Vivo da Palavra de Deus, a Arca da Nova e Eterna Aliança e isso é comprovado quando São Lucas narra a Anunciação e a Visitação de Nossa Senhora.
A Anunciação do Anjo à Maria incorpora muito bem as imagens da tenda da congregação no Sinai e no Templo de Sião: Assim como a nuvem cobriu o povo de Deus em marcha no deserto (cf. Nm 10, 34; Dt 33, 12; Sl 91, 4) e assim como a mesma nuvem, como um sinal do mistério divino presente no meio de Israel, pairava sobre a Arca da Aliança (Ex 40, 35), então, agora a sombra do Altíssimo envolve e penetra o tabernáculo da Nova Aliança que é Maria (Lc 1, 35). Só uma observação que o termo usado tanto em Ex 40, 34-35 em (Lc 1, 35) é ''episkiasei'', ensombrar.
Outro fato na Anunciação é que o Anjo Gabriel à chama de ''Cheia de Graça'', ou seja, está dizendo que Ela é Santa e Imaculada, assim também como a Arca era - Pura, Santa, sem defeito (revestida de ouro) e nenhum pecador podia tocá-la.
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