Páginas

quinta-feira

Maria Santíssima, a Arca da Nova Aliança



Maria Santíssima, a Arca da Nova Aliança


 Arca da Nova Aliança no Apocalipse





Enquanto o apóstolo João estava exilado na ilha de Patmos, ele escreveu algo que teria chocado qualquer judeu do primeiro século. A arca da Antiga Aliança tinha sido perdido durante séculos, ninguém tinha visto por cerca de 600 anos. Mas em Apocalipse 11:19, João faz um anúncio surpreendente: "Então, o templo de Deus no céu se abriu, e a arca da aliança foi vista no seu templo."

Neste ponto do capítulo 11 termina o capítulo e capítulo 12 começa. Mas a Bíblia não foi escrita com capítulos divisões, eles foram adicionados no século 12. Quando João escreveu estas palavras, não havia divisão entre os capítulos 11 e 12, era uma narrativa contínua.

O que João diz imediatamente depois de ver a Arca da Aliança no céu? "E um grande sinal apareceu no céu: uma mulher vestida do sol, tendo a lua debaixo dos pés e na cabeça uma coroa de doze estrelas, ela estava com a criança" (Ap 12:1-2). A mulher é Maria, a Arca da Aliança, revelado por Deus para João. Ela foi vista levando a criança que iria governar o mundo com uma vara de ferro (Ap 12:5). E nós perguntamos: qual foi a Igreja que deu luz à Jesus? Se este Menino é Jesus, Por tanto, Maria foi vista como a arca e como uma rainha.

Mas esta passagem realmente se referem a Maria? Alguns dizem que a mulher representa Israel ou a Igreja, e certamente ela faz. Uso de João de rico simbolismo é bem conhecida, mas é evidente a partir da própria Bíblia que a mulher é Maria. A Bíblia começa com um verdadeiro homem (Adão), uma mulher de verdade (Eva), e uma serpente real (o diabo), e também termina com um homem de verdade (Jesus, o último Adão [1 Coríntios 15:45]), uma mulher de verdade (Maria, a nova Eva [Ap 11:19), e uma serpente real (o diabo do velho). Tudo isso foi predito em Gênesis 3:15.

Cardeal John Henry Newman escreveu sobre esta passagem do Apocalipse:
''O Santo Apóstolo não teria falado sob esta imagem em particular a não ser que tivesse existido uma Virgem Maria, que estava exaltada no céu e objeto de veneração a todos os fiéis. Ninguém duvida de que o "homem-criança" de que fala é uma alusão ao nosso Senhor, por que então não é "Mulher", uma alusão à sua mãe? (Sobre a Bem-Aventurada Virgem Maria).

O interessante é que: São João vê a Arca no céu (Ap 11, 19) e no versículo seguinte ele a chama de ''mulher'' (Ap 12, 1).
Ele usa o termo grego ''yuvn-gyni'', mulher, o mesmo termo usado para Maria no Evangelho (João 19, 26)




Nenhum comentário:

Postar um comentário